3

Energia Cinética (Ec)

É a energia que um corpo (partícula, sistema) tem quando está em movimento.

Por exemplo, quando uma bola tem uma velocidade v, tem também uma energia cinética Ec.


Com esta energia, a bola é capaz de realizar trabalho sobre outro corpo, deslocando-o.


Energia Cinética de Translação

Para o movimento de translação (em linha reta) a energia cinética Ec que a um corpo possui depende de sua massa m e a sua velocidade v:




No sistema internacional de unidades (S.I.), a massa m deve estar em quilogramas (kg), e  a velocidade em metros por segundo (m/s).

No S.I., a unidade de energia é a mesma do trabalho, o joule (J).

Perceba que a velocidade v, assim como a energia cinética Ec do corpo depende do referencial a partir do qual são feitas as medidas.


Exemplo 1

Um automóvel tem massa de 1000kg e velocidade de 72km/h (20m/s). Qual a sua energia cinética?



Se este carro colidir com outro(s), poderá realizar um trabalho de até 200000J. Ou seja, durante  o curto intervalo de tempo em que acontece a colisão provocará o deslocamento do(s) outro(s) carro(s) (fará trabalho), dando-lhe(s) também movimento, e consequentemente também energia cinética.

No vídeo abaixo, o ônibus em movimento (com certa energia cinética) realiza trabalho sobre um automóvel que estava parado no semáforo, deslocando-o, movendo-o. Veja que quase fez também "trabalho" sobre o pedestre também (quase o atropelou).






Energia Cinética de Rotação

Para o movimento de rotação (girar em torno de um eixo) a energia cinética Ec que a um corpo possui depende de seu momento de inércia I  e a sua velocidade angular ω:

O momento de inércia I representa a dificuldade de fazer um corpo girar em torno de certo eixo.

É uma quantidade que depende do eixo em torno do qual o corpo gira. Um mesmo corpo pode ter diferentes momentos de inércia. 

Por exemplo, uma mesma moeda pode ter diferentes momentos de inércia:

Para cada eixo, um momento de inércia diferente.

Alguns momentos de inércia:


Onde M é a massa do corpo.


A energia cinética Ec de um corpo em rotação é determina por:







Obs.: No sistema internacional de unidades (S.I), o momento de inércia é em quilograma por metro quadrado (kg.m²), e a velocidade angular em radianos por segundo (rad/s).

Exemplo 2

Uma barra delgada de massa M=3,0kg e comprimento L=2,0m gira com velocidade angular ω=20rad/s perpendicularmente em relação a um eixo que passa na metade de seu comprimento.


Qual a sua enegia cinética?

O momento de inércia I de uma barra girando na forma descrita é:






 




e sua energia cinética Ec é:













Podemos compreender a partir de agora que a energia eólica corresponde à energia cinética do ar em movimento (vento). A energia hídrica corresponde à energia do movimento ou fluxo d'água. 


Teorema da energia cinética


Quando um corpo está sob a ação de uma força F, ou uma  resultante de forças FR, deslocando-o,  o trabalho W realizado corresponde exatamente a variação da sua energia cinética, ou seja, a diferença entre a energia cinética final (Ecf) e a energia cinética inicial (Eci).

W =Ecf  Eci

ou

W  ΔEc


Exemplo 2


Se a velocidade de um corpo de 2,0kg varia de 36km/h para 72km/h, o trabalho total realizado sobre o corpo é de:


a) 20J     b) 40J     c) 100J     d) 200J     e) 300J



Como a velocidade do corpo variou, significa que uma força (ou uma resultante de forças) atuou sobre ele, sendo assim, o trabalho dessa força corresponderá à variação da sua energia cinética. Perceba que não precisamos conhecer o valor desta força, tampouco o deslocamento que o corpo sofreu, ou ainda o ângulo entre a força e o deslocamento.



Devemos lembrar que:






Assim, pelo teorema da energia cinética:






Resposta:
e) 300 J


topo

Voltar Avançar







3